Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

Buscar  




TV ABRAÇO

Fan Page

(61) 98236-4626

Áudios
1
Spot chama parlamentares a apoiar Projeto de Radcom
PL 10637/2018
2
JINGLE CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
MOVIMENTOS SOCIAIS


Noticias abraço
Publicada em 12/01/25 às 12:04h
Nota de Repúdio: Por uma comunicação pública a serviço do povo e da democracia!

ABRAÇO BRASIL

 (Foto: ABRAÇO BRASIL )
NOTA DE REPÚDIO

A Abraço Brasil – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária vem a público expressar sua profunda indignação e preocupação com a cessão da gestão da Rádio Nacional do Alto Solimões à Fundação Encontro das Águas, por meio de protocolo de intenções firmado com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Tal decisão representa um retrocesso significativo para a comunicação pública no Brasil, contrariando o espírito do Artigo 223 da Constituição Federal, que assegura o equilíbrio entre os sistemas público, privado e estatal de comunicação. A transferência de gestão enfraquece a Rede Nacional de Comunicação Pública, desmonta iniciativas de fortalecimento do sistema público e compromete a pluralidade e a participação social, pilares fundamentais da comunicação pública democrática.

Ressaltamos que a Rádio Nacional do Alto Solimões desempenha um papel estratégico na região amazônica, amplificando as vozes das populações locais e promovendo debates fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia. Este papel é ainda mais crucial no contexto da COP-30, em 2025, quando os olhos do mundo estarão voltados para a Amazônia.

Causa-nos especial apreensão o fato de a Fundação Encontro das Águas, entidade ligada ao governo do Amazonas, carecer de mecanismos de participação social previstos na Constituição e, ao mesmo tempo, estar alinhada a políticas que favorecem atividades predatórias, como o garimpo ilegal e o agronegócio insustentável. A transferência de gestão, portanto, não só enfraquece a comunicação pública, mas também ameaça a diversidade de vozes que precisam ser ouvidas, sobretudo em um território de importância global como a Amazônia.

Conclamamos a sociedade civil, os movimentos sociais, as entidades de comunicação e todos os defensores da democracia a se unirem contra essa decisão, exigindo que a Rádio Nacional do Alto Solimões permaneça sob a gestão da EBC, com o fortalecimento de parcerias com organizações da sociedade civil. 

Nesse sentido, reiteramos a necessidade do governo federal realizar maiores investimentos no sistema EBC, encaminhar concurso público e privilegiar parcerias com rádios universitárias e comunitárias. 

Reivindicamos, por fim, uma comunicação pública autônoma, plural, participativa e comprometida com os direitos da população brasileira.

Por uma comunicação pública a serviço do povo e da democracia,
Abraço Brasil – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Antonio Oscar

14/01/2025 - 10:14:19

É condenável que haja interferência de órgãos governamentais em Rádios Comunitárias com a anuência da EBC.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:




















Associação Brasileira de Rádios Comunitárias
Copyright (c) 2025 - ABRAÇO BRASIL - Todos os direitos reservados