Arquivo EBC (Foto: Arquivo EBC)
Em um
mundo em que os vídeos verticais curtos fascinam os usuários das redes sociais,
ouvir rádio ainda faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira –
segundo o estudo Inside Audio 2024, feito
pela Kantar IBOPE Media. A pesquisa mostra, ainda, que 91% dos brasileiros
consomem algum conteúdo de áudio no dia a dia.
Nesse
cenário, os dados apontam, portanto, que nove em cada 10 brasileiros têm
contato diário com algum tipo de conteúdo em áudio, seja por meio do rádio, de
podcasts ou das plataformas de streaming. O levantamento reforça a relevância
do rádio e das plataformas digitais na rotina dos brasileiros.
O consumo
desse formato de mídia ocorre em casa, em deslocamentos ou até na realização de
atividade física. Além disso, 69% dos ouvintes gostam do rádio pelo fato de o
meio trazer informações locais da cidade em que vivem – bem como por sua
confiabilidade, tendo em vista que 50% dos consumidores destacam que a
credibilidade do meio é reforçada a partir da percepção de que as informações
veiculadas são confiáveis.
De acordo
com o Kantar IBOPE Media, os dados demonstram que o rádio se consolida como o
principal meio de áudio no Brasil, pelo expressivo alcance da população.
Confira
demais dados da pesquisa:
- os brasileiros dedicam, em
média, 3 horas e 55 minutos por dia à escuta do rádio;
- a mídia demonstra forte
apelo local, com 69% dos ouvintes buscando ouvir informações sobre suas
cidades;
- 77% reconhecem a agilidade
da mídia, como fonte rápida de informação e
- 58% confiam no rádio para se
manterem informados.
Em
relação à escolha de consumir podcasts, foi observada uma ascensão, tendo em
vista que 43% dos ouvintes de rádio destacam que escutaram podcasts nos últimos
três meses, sendo que 48% assinalou consumo de conteúdos semanalmente. Os temas
mais populares, tanto em podcasts quanto no rádio, incluem comédia (31%),
música (31%), esportes (24%), educação (22%) e notícias (22%).
Entre os
ouvintes de rádio, 78% sintonizam conteúdo das emissoras nas estações FM e AM,
28% acessam pelo YouTube (seja em formato apenas de áudio ou transmissão ao
vivo com imagem) e 12% dos ouvintes declaram acompanhar por meio de
serviços de streaming de áudio.
Praças regionais
Dentre as
13 praças que fazem parte da pesquisa pelo país, a que dedica mais tempo à
mídia é a Grande Rio de Janeiro, com 4h22 em média. Já a região
metropolitana de Vitória ficou em segundo lugar, com 3h57min54 em média. Recife
ficou em terceiro lugar, com 3h57min43.
Confira o
ranking nacional por tempo médio de consumo (sendo 13 praças):
Fonte: Brasil 61