Na última sexta-feira (12), a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Rio Grande do Sul (Abraço RS) promoveu a XI edição do seu congresso estadual. O evento, realizado em Santa Cruz do Sul, reuniu representantes de diversas rádios comunitárias e oportunizou, além do debate de temas cruciais para o setor, a eleição da nova diretoria.
Debates
O congresso foi marcado por uma série de discussões que abordaram questões técnicas, legais e sociais que impactam as rádios comunitárias. Entre os convidados estiveram membros do Comitê Estadual de Cultura, esclarecendo possibilidades de acesso a editais; Geremias dos Santos, presidente da Abraço Brasil, que falou sobre o cenário das emissoras no país e como a entidade vem se organizando ao longo do último período para avançar, sobretudo, no aspecto legal; Daniela Naufel Schettino, diretora do departamento de Comunicação Pública, Comunitária e Estatal, do Ministério das Comunicações, que esclareceu algumas dúvidas, sobre caminhos para renovação de outorga, entre outros aspectos. Para finalizar, Ricardo Zamora, secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, fez anúncios importantes no que se refere, especialmente, às questões de financiamento das rádios comunitárias.
Eleição da nova diretoria
Um dos momentos mais aguardados do congresso foi a eleição da nova diretoria da Abraço RS. Após uma votação democrática e transparente, foram eleitos os novos membros que terão a responsabilidade de conduzir a associação nos próximos três anos. Confira os eleitos:
Coordenador Executivo: Eloidemar Guilherme
Coordenador Geral: Marcelo Capelão da Silva
Coordenador de Finanças: João Carlos Heissler
Coordenador da Regionais: Vilson Luis Theis
Coodenadora de Gênero: Ana Maria Barros Pinto
Coordenador de Comunicação: Patrícia Regina Schuster
Coordenador de Formação e Cultura: Edison Roberto Demarco
Coordenador de Relações Internacionais: Joaquim Antonio de Souza Goulart
Coordenador de Eventos: Carlos Zucchi
Coordenador Jurídico: Silvério José Stölben
SUPLENTES
Anderson Antonio Tozi
Darci Benke
Ivone K. Belucik
CONSELHO FISCAL
Ademir Telles
Augusto Streck
Jaime Moraes
Desafios e perspectivas
A nova diretoria assume com o compromisso de enfrentar desafios significativos, como a sustentabilidade financeira das rádios, o fim do decreto 2615, que regulamenta as rádios comunitárias e, ao mesmo tempo, dificulta a sua atuação nos territórios, a revisão da lei 9.612/1998, entre outras pautas históricas. “Nosso objetivo é garantir que as rádios comunitárias do Rio Grande do Sul continuem desempenhando seu papel essencial de informar, educar e entreter a população, promovendo a inclusão social e a diversidade cultural, com cada vez mais qualidade”, afirmou Eloidemar Guilherme, coordenador executivo reeleito.
Fonte: Jornalista Patrícia Schuster