(Foto: ABRAÇO BRASIL )
A Abraço
Brasil lança campanha no último dia do ano de 2023 com o objetivo de dialogar com os
ouvintes e radialistas evangélicos visando informá-los do comportamento da
bancada evangélica na Câmara Federal que atuaram em 2023 contra os interesses
das rádios comunitárias sobretudo na Comissão de Comunicação quando não
apreciam os projetos que realmente interessam ao conjunto da radiodifusão
comunitária e também quando foram até o governo federal pressioná-lo para que
não houvesse mudanças no Decreto 2.615/98. A pressão funciona com ameaças de
que qualquer mudança que for beneficiar as rádios comunitárias, a bancada
evangélica juntamente com a bancada da Abert, não votarão nas propostas do
governo federal que tramitam no congresso nacional.
Em 29 de
junho de 2023 quando do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Apoio as
Rádios Comunitárias na Câmara Federal o representante do Ministério das
Comunicações, Sr. Wilson Wellisch chegou a anunciar mudanças no Decreto
2.615/98 principalmente o artigo que trata do raio de abrangência de 1 km de
uma rádio comunitárias já que na lei não fala nada a respeito.
Entendemos
que decreto é para regulamentar uma lei e não criar outra lei. Se na lei não
trata de área de abrangência em quilometragem, o que deve vigorar, é a potência do
transmissor de míseros 25 watts e o relevo onde está instalado o sistema
irradiante.
Desta forma,
o governo federal através do Ministérios das Comunicações e da Secretaria de
Comunicação no segundo semestre de 2023 recuaram barbaridade no que já tinha sido anunciado que faria e fomos levantar do porquê disso, descobrimos que foi
pressão da bancada evangélica e da Abert junto ao governo Lula.
Diante dessa nova situação, em reunião ampliada da Abraço
Brasil, decidimos fazer esta campanha para esclarecer aos ouvintes evangélicos e
radialistas que atuam nas rádios comunitárias do porque não avançarmos em 2023
na mudança do Decreto 2.615/98.
A campanha consiste na divulgação de um spot na programação
da emissora comunitária durante 32 dias começando hoje (31/12/23) e terminando
no dia 31 de janeiro de 2024. O spot deverá ser veiculado no mínimo 10 vezes ao
dia. Também foi elaborado um card para ser divulgado nas redes sociais da
emissora e nas redes sociais dos dirigentes da rádio comunitária.
Esperamos que o maior número de emissoras comunitárias e de
dirigentes possam participar ativamente desta campanha e em 2024 possamos
colher a vitória das nossas lutas.
Feliz 2024 e que as nossas lutas possam transformar em
vitórias!