Rádio Comunitária Diversidade. (Foto: ABRAÇO BRASIL )
Representantes de rádios comunitárias de todo o Brasil estão mobilizados em defesa do não pagamento do Ecad.
O requerimento que irá discutir o assunto no plenário da Câmara dos Deputados deverá entrar em votação nesta Quinta (13).
Segundo o presidente da Abraço Brasil, Geremias dos Santos, as ações caminharam por duas vias: uma delas foram os spots que rodaram nas emissoras deste caráter do país e a outra foram cartas endereçadas aos 513 deputados (as). “É muito importante salientar que, ao contrário do que estão tentando vender por aí, nós, em hipótese alguma, somos contra o recolhimento de direitos autorais.
As rádios comunitárias, entretanto, vivem outra condição. São entidades sem fins lucrativos, logo, não podem ter as mesmas obrigações que uma comercial”, explicou.
Ainda de acordo com Santos, a pandemia é outro agravante na relação econômica das rádios comunitárias. “Ainda que nós estejamos realizando um trabalho sensacional, na área da educação e no combate a pandemia através de conteúdos distribuídos em formatos de spots, jingles, vinhetas, programas, programetes, podcasts, nós sobrevivemos de pequenos apoios culturais e essa questão piorou com a crise imposta pelo coronavírus”, ressaltou.
A Abraço Brasil, junto com as Abraços Estaduais, está também contatando diretamente cada parlamentar. “Não vamos desistir. Nosso movimento clama por avanços e chegou a hora deles reconhecerem a nossa importância”, finalizou.
Reportagem - Patrícia Schuster
Fonte - Abraço Brasil