Alunos(as) do curso. (Foto: Projeto AMAZOCOM )
OFICINA DE COMUNICAÇÃO POPULAR EM MARABÁ
O Projeto Amazocom, realiza oficina para estudantes do Instituto Federal, Campus Rural Marabá.
Ministrada por Angelo Madson (Instituto Idade Mídia - Comunicação para Cidadania) e Marcus Mota (FAOR - Projeto Mãe d’água), a Oficina de Comunicação Popular, módulo Produção de Rádio, ofereceu formação teórica e capacitação técnica para os estudantes do Campus Rural do Instituto Federal do Pará – Marabá, entre os dias 20 à 22 de junho.
Oficina de Comunicação Popular buscou desenvolver atividades no campo da Educomunicação, possibilitando aos participantes acesso à técnicas de produção de materiais radiofônicos de cunho populares, assim como estimular os agentes produtores da comunicação a confrontarem sua vida cotidiana com as questões que envolvem a efetivação de sua cidadania. Descobrindo linguagens, a dimensão da mensagem e tendo o cotidiano como mote para ação comunicativa, os participantes da oficina correlacionaram de forma harmônica a convergência entre as Tecnologias de Informação e Comunicação, compreendendo seu uso como uma ferramenta para construção dos valores da cidadania e da garantia de direitos. Pois é, justamente, a partir do conceito de cidadania que deve se inserir o debate sobre a função social do rádio nos espaços públicos comunitários. Pressupondo-se que cidadania não é algo que se ganha, mas que se constrói a partir de sensibilização, conscientização e mobilização de indivíduos transformados em sujeitos históricos cientes de sua própria condição.
O Projeto Amazocom é coordenado pela EMBRAPA, com financiamento do Fundo Amazônia. A EMBRAPA participa do Fundo por meio do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia (um conjunto de 19 projetos), cujo objetivo geral é promover a recuperação, conservação e uso sustentável da Amazônia. O Fundo Amazônia é operacionalizado pelo BNDES. Saiba mais clicando em http://www.fundoamazonia.gov.br
ABRAÇO BRASIL NAS ONDAS DO RÁDIO
Publicação: Direção Nacional de Comunicação.
Fonte:Projeto AMAZACOM